Os pais e as notas de seus filhos

Próximo das provas as crianças choram, entram em desespero, tem crises de ansiedade e ataque de pânico. A angústia das crianças é um estresse estarrecedor.
Notas endeusadas por pais que reforçam essa descabida hipervalorização.
Conheci mães que recompensam boas notas com presentes, passeios e viagens. Já as notas baixas são punidas com castigos e privações de coisas que dão alegria para as crianças.
Até quando as notas serão mais valorizadas que o aprendido? Como disse o querido Rubem Alves:

“O aprendido é aquilo que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho.” 

Transformar a educação, apesar de ser algo evidente e urgente, não é algo fácil, principalmente por conta dos fatores de resistência, que são muitos – vai desde o governo, MEC, diretores de escolas, coordenação, professores, alunos e pais de alunos. Também tem a Síndrome da Gabriela e a ignorância pedagógica e metodológica.
Hoje vou comentar não exatamente uma postura explicita de resistência, mas uma resistência velada. O endeusamento das notas pelos pais.
Minha amiga é uma mãe jovem, moderna, instruída e bem estudada. Eu a conheço desde sua adolescência e sei o quanto ela é preocupada com a educação de seu filho, um rapazinho muito inteligente.
Esta semana vi que ela postou orgulhosa algumas notas de seu filho.
Precisei de um tempo para digerir aquela informação.
Por que hipervalorizar a nota? Se a nota não reflete o aprendido, mas sim o decorado, do que ela vale?
A nota hipervalorizada, faz com que a criança acredite que será bem aceita pela família e pela escola por sua nota e não por quem ela é. O peso de ter que tirar uma boa nota para ser 'o orgulho da mamãe' é extremamente estressante para as crianças.
Se uma mãe inteligente como minha amiga, tem essa postura tão retrógrada, só posso acreditar que a transformação do sistema educacional está mesmo muito distante de uma realidade de curto prazo.
Sonho com dias em que mães postarão os projetos desenvolvidos por seus filhos, as invenções de novos mecanismos e os aplicativos estruturados por crianças empolgadas em inovar.

Por mais escolas que não pontuem e ranqueiem as crianças.
Por mais escolas que valorizem os processos de aprendizagem e não o resultado final.
Por mais pais que acreditem que o aprender é mais importante que uma nota.

Links relacionados: Meu filho é um aluno exemplar - (que medo) e Seu foco é nota OU aprendizado?


Imagens da Escola Kid's Home, uma escola onde as crianças são felizes e aprendem de verdade. 

Deixe seu comentário ou dúvidas. 


Comentários