Aprendizagem por Projetos - relato de uma experiência (parte 4)

Este projeto nasceu de um problema real: A ONG Novos Herdeiros Humanísticos - cujo diretor, Marcelo Dias, que era aluno da instituição, precisava de ajuda. Qualquer ajuda seria bem vinda. Os alunos começaram a pensar formas para colaborar, surgindo uma mistura de 3 projetos interligados.
Estes projetos tiveram a duração de 2 semestres, envolveram 5 turmas diferentes dos cursos de Design Gráfico e Arquitetura.
Estes projetos, mesmo sendo desenvolvidos em uma universidade que adota a Metodologia Tradicional, apostilada e com disciplinas fragmentadas, teve um caráter interdisciplinar.
1º PROJETO - Identidade Visual
Curso: Design Gráfico (1ª e 2º semestres) 
Objetivo para este Projeto: Desenvolver uma nova Identidade Visual para o ONG. Iniciando com a criação de um novo logotipo e posteriormente um Manual de Identidade Visual.
Desenvolvimento: Os diretores da ONG estiveram na Universidade. Os alunos fizeram perguntas para levantamento do briefing. Cada aluno criou um novo logotipo e os diretores da ONG voltaram para escolher. Após a escolha, foi desenvolvido um Manual de Identidade Visual. 
Logotipo novo
Logotipo antigo




2º PROJETO - Arquitetura e Urbanismo
Curso: Arquitetura e Urbanismo ( duas turmas de 2º semestres)
Objetivo para este Projeto: Repensar a arquitetura e urbanismo do espaço que a ONG usava, Uma praça cedida pela Sub Prefeitura. 
Desenvolvimento: Os alunos precisaram fazer um levantamento junto a Sub Prefeitura, para obtenção das plantas do terreno. Fizeram uma visita a campo para levantamento de medidas. Fizeram entrevistas com moradores da comunidade para entender necessidades e sonhos com relação a praça. Tiveram reuniões com os diretores da ONG, para entender as principais necessidades. 

3º PROJETO - Sinalização Ambiental
Curso: Design Gráfico (3º semestres)
Objetivo para este Projeto: Desenvolver um Projeto de Sinalização Ambiental com base nas propostas dos projetos desenvolvidos pelas turmas de Arquitetura. 
Desenvolvimento: Os alunos de Design Gráfico interagiram com os alunos de Arquitetura para entender as propostas de utilização dos novos espaços, fizeram visita técnica na praça, conversaram com a comunidade e assim desenvolveram o Projeto de Sinalização Ambiental. 

Relevância da prática dos 3 projetos: Desenvolver um projeto real e complexo a partir de um problema, aproxima os alunos do mercado de trabalho. Ter contato com o cliente e com o público, escutar as necessidades e sonhos do cliente e da comunidade e depois traduzir para um projeto gráfico e arquitetônico. 

APRENDIZADO
Exigido: Design Gráfico - Identidade Visual e Sinalização Ambiental
                Arquitetura - Desenho Arquitetônico
Complementares:   Interdisciplinaridade dos saberes
                                 Sensibilidade na escuta
                                 Planejamento
                                 Desenho técnico
                                 Leitura de plantas 
                                 Ergonomia da Sinalização
                                 Leiturabilidade e legibilidade
                                 Capacidade de inovar e solucionar problemas
                                 Pensar complexo e criativo
                                 Trabalhar em equipe – cooperação, empatia e compaixão
                               
AVALIAÇÃO
- Apresentação dos Projetos
- Auto avaliação, descrevendo os aprendizados, as dificuldades e os erros.

Os projetos apresentados foram elaborados por alunos do Centro Universitário Estácio de São Paulo. O logotipo foi criado e doado por Juliana Esteves
Gratidão a todos os alunos que colaboraram com a ONG Novos Herdeiros Humanísticos. 



Deixe seu comentário ou dúvidas. ⬇

Comentários