Aprendizagem por Projetos - relato de uma experiência (parte 1)

A Aprendizagem por Projetos é uma metodologia pedagógica, centrada na autonomia e protagonismo dos alunos, onde eles são envolvidos em uma investigação dinâmica para solucionar um problema real e complexo.
Nota de esclarecimento: Essa prática é um bocado distante do que eu acredito como o ideal da prática da Aprendizagem por Projetos e mesmo assim os resultados foram extraordinários. Ressalto que este projeto foi feito em uma universidade que adota a Metodologia Tradicional, apostilada, nacionalizada e com disciplinas fragmentadas. Para atuar por Projetos, se fazia necessário focar nas competências gerais de cada disciplina em conjunto com os desejos dos alunos.


Relato de uma experiência
Curso: Design Gráfico
Disciplina: Identidade Visual (3º semestre)
Objetivo da Disciplina:  Desenvolver um Manual de Identidade Visual
Objetivo para este Projeto: Desenvolver um projeto com viés de ação comunitária e colocá-lo em prática, com auxílio da comunidade. Criar um logotipo, o Manual de Identidade Visual e material de divulgação.
O objetivo da Metodologia: Aprender muito mais que o conteúdo das disciplinas através do desenvolvimento de Projetos REAIS interdisciplinares ou transdisciplinares. 

DESENVOLVIMENTOCada grupo fez muitos registros fotográficos e filmográficos para a construção de um Making Of do desenvolvimento e aplicação do projeto. 
1 - Problematização: Através de Ferramentas de Dinâmica de Grupo, cada aluno definiu a área de interesse dentro do campo de Ação Comunitária, assim os grupos foram divididos por área de interesse. 
a) Atividade:
b) Preocupação:
c) Possível impacto:
d) Sugestões de soluções do problema (hipóteses):
2 – Desenvolvimento e descrição do Projeto – Com o auxilio das Ferramentas Brainstorming, Design Thinking e principalmente Canvas, cada grupo teve que desenvolver um projeto possível de ser aplicado. 
3 – Montagem de um cronograma para o desenvolvimento e aplicação do projeto
4 – Desenvolvimento da Identidade Visual – Depois da estruturação do projeto, cada grupo criou um Logotipo para o projeto. Pesquisou sobre estruturação de Manual de Identidade Visual e o desenvolveu, mais o material de divulgação (cartazes, flyers, página em rede sociais, etc). 
5 - Ação – Com apoio do material de divulgação, cada grupo foi a campo conquistar voluntários, para engajamento da comunidade - com data e hora marcada para aplicação do projeto. Executaram cada projeto 4 vezes e registraram tudo para a elaboração do Making Of.

APRENDIZADO
Exigido: Desenvolvimento de Logotipo e Manual de Identidade Visual
Complementar:  Interdisciplinaridade dos saberes
                             Visão Empreendedora
                             Inteligência Emocional
                             Capacidade de inovar e solucionar problemas
                             Pensar complexo e criativo
                             Trabalhar em equipe – cooperação, empatia e compaixão
                             Ferramentas Brainstorming, Design Thinking e Canvas

AVALIAÇÃO
- Apresentação do Projeto e Making Of
- Entrega do Manual de Identidade Visual
- Auto avaliação  - descrever os aprendizados, as dificuldades e o que poderia ter feito melhor.


Breve descrição de alguns Projetos criados pelos alunos 
Click Animal – Produziu álbuns fotográficos digitais de animais domésticos em abrigos para incentivar a adoção responsável.
Vida em Cores – Levou variados materiais artísticos, como tintas, canetinhas, papeis coloridos para asilos, proporcionando uma tarde divertida para os idosos.
Lanche Livre – Doou, para pessoas em situação de rua, Kits de lanches (sanduiche, fruta e água).
Bibliosfera – Montou minibibliotecas em locais públicos, como por exemplo, um boteco.
Musicação – Levou música para a Praça da Moça, em Diadema.
Superando Limites - Criou um documentário sobre educação.
Hora + Limpa - Uma hora para limpar uma praça pública, com auxilio da comunidade.
4 Patas - Criou um teatro de fantoches para conscientizar para o não abandono dos animais. 
Projeta Criança - Levou brincadeiras (jogos cooperativos) para crianças em praça pública.
RenovAção - Desenvolveu oficinas de construção de brinquedo com sucata.


Para refletir, deixo um trecho da monografia: APRENDIZAGEM POR PROJETOS: uma alternativa à desfragmentação da educação universitária.
Os estudantes universitários, após a conclusão do curso, enfrentarão problemas complexos do mundo real, que não conhecem a fragmentação dos saberes e cujas soluções pedem uma perspectiva transdisciplinar e ampla para serem resolvidos. No entanto, as universidades insistem em manter um método pedagógico fragmentado e baseado na memorização.
A Aprendizagem por Projetos conscientiza o aluno de seu protagonismo no processo de aprendizagem e na vida. Com os princípios “autonomia e responsabilidade”, o aluno compreenderá que é responsável pelo seu desenvolvimento, tendo necessidade de orientação dos professores, como facilitadores ou mediadores. A Aprendizagem por Projeto propicia uma mudança de valores: o processo passa a ter mais valia que o resultado.
O aprender é um processo que se dá no coletivo. Ao desenvolver um projeto, o aluno passa a ter uma postura ativa, trabalhando de forma colaborativa dentro do grupo e estendendo uma relação com a sociedade.
Espera-se como resultado, que quando o educador assumir a postura de gestor de portfólio e os alunos de gestores de projetos cumpra-se, portanto os pressupostos de uma universidade: formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, planejar, realizar e avaliar, desenvolvendo capacidades diversas que são inerentes a todos os futuros profissionais. Assim como a potência para a realização, o planejamento, execução e avaliação de ações que beneficiem a comunidade, a integração e desfragmentação de diversos saberes e níveis educacionais, a avaliação permanente, participativa e reflexiva. ¹


Os logotipos apresentados foram elaborados por alunos do Centro Universitário Estácio de São Paulo.  Para não cometer injustiça ao citar os nomes dos alunos e acabar esquecendo de algum, não citei nenhum. Mas caso alguém queira que eu cite os nomes, é só me passar os nomes completos de todos os componentes de seu grupo - ficarei grata.

LINK RELACIONADO: Aprendizagem por Projetos - relato de uma experiência (parte 2)

1 CARVALHO, Ana Cristina N. de. APRENDIZAGEM POR PROJETOS: uma alternativa à desfragmentação da educação universitária. Trabalho de Conclusão de Curso – MBA em Gestão de Projetos - Centro Universitário Estácio de São Paulo, 2018


Deixe seu comentário ou dúvidas. ⬇

Comentários