PEDIDO DE AJUDA – eu tenho dúvidas pedagógicas

'If I was God' by Cordell Barker
Desde os anos 50, o Brasil adota predominantemente uma educação tradicional nas escolas e universidades públicas e privadas.
A educação no Brasil é fragmentada - separada por disciplinas – assemelhando-se à uma linha de montagem.
As crianças na escola são seriadas - agrupadas por idade.
O professor, o detentor do saber, tem a função de transmitir conhecimento para seus alunos através da exposição oral ou uso de novas tecnologias. O professor é uma autoridade perante o aluno.
O aluno é desprovido do saber ou conhecimento prévio, recebe de forma passiva o conhecimento transmitido pelo professor.
O ritmo da aula é planejado e imposto pelo professor, que por consequência, segue um sistema apostilado.
A base da Metodologia Tradicional é o que o professor ensina e o volume de saberes (fórmulas e conceitos) aprendido ou memorizado pelo aluno.
A repetição mecânica de exercícios pode produzir aprendizado ou memorização.
A avaliação, muitas vezes também é mecânica (múltipla escolha), onde aprender, memorizar ou colar, demonstra acúmulo de saberes e produz uma boa nota.

Há mais de 3 décadas que adotamos a Metodologia Tradicional e durante este período, o Brasil esteve entre os 12 piores países no mundo em educação.
Semana passada, a educação foi manchete em alguns meios de comunicação com o título “Alunos brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países ricos, diz Banco Mundial - Em matemática, a estimativa é de 75 anos, segundo relatório produzido a partir de dados do Pisa.¹”

Eu tenho duas perguntas, que já fiz em alguns congressos e encontros de educadores e pedagogos e eu nunca obtive uma resposta minimamente consistente:

PERGUNTA 1
Entre os grandes teóricos da pedagogia, qual embasa esta Metodologia Tradicional fragmentada, seriada e apostilada?

PERGUNTA 2 (para refletir)
Se a educação tradicional se provou ineficiente no Brasil, por que insistimos em aplicá-la?


Fonte da imagem: https://www.awn.com/animationworld/i-have-question-michael-fukushima
1 https://g1.globo.com/educacao/noticia/alunos-brasileiros-vao-demorar-260-anos-para-atingir-indice-de-leitura-dos-paises-rico-diz-banco-mundial.ghtml

Comentários