Meu filho é um aluno exemplar - (que medo)

Muitas mães me procuram preocupadas, pois seu filho não se adaptou à escola. Nunca uma mãe me procurou preocupada, pois seu filho se adaptou à escola.
Seu filho se adaptou bem à escola? Ele é um aluno exemplar? Fica sentadinho? Escuta a professora? Faz o que é solicitado?  Tira boas notas?
Leila, uma aluna de pedagogia, compartilhou sua angústia. Seu filho de 6 anos estava 'dando trabalho' na escola. Ele não parava quieto, dispersava fácil, não queria fazer as tarefas, falava muito e só queria brincar. A escola estava desconfiada que o garotinho tivesse TDAH ou algo parecido e pediu para a mãe procurar ajuda médica, pois ele provavelmente precisaria ser medicado.
Organizamos um evento na brinquedoteca da universidade e várias crianças vieram para interagir, entre elas, o garotinho em questão. Um menino muito inteligente,  energético, falante,  alegre e educado. Ele sabia interagir, dialogar, argumentar, respeitar e se concentrar.
Perguntei para Leila: seu filho tem algum problema ou a escola está solicitando atividades muito chatas?
Se a escola está muito chata => que bom que há crianças que não se adaptam.
Se a escola está muito chata => me preocupa muito a postura das crianças que mansamente se adaptam e se transformam em alunos exemplares, dentro de um sistema educacional reprodutório, que limita o pensar criativo e presa por saberes fragmentados.

Para reflexão, deixo um trecho do texto de meu querido mestre Rubem Alves:
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. 
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. 
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Imagem fonte: http://karimahlateefahsap.blogspot.com.br/2012/10/ha-escolas-que-sao-gaiolas-e-ha-escolas.html

Comentários

  1. Belo texto. Realmente necessitamos de escolas que dão asas.. muito sabia no seu comentário..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carlos, precisamos de mais escolas que libertam e menos que aprisionam - principalmente os saberes. Obrigada por seu comentário.

      Excluir

Postar um comentário