Como escolher uma escola para meu filho?


Pretendemos neste pequeno artigo abordar três pontos para observar com cuidado: o Projeto Político Pedagógico, a metodologia aplicada e as instalações. 

PROJETO PEDAGÓGICO

Leia o PPP (Projeto Político Pedagógico), mas tenha muito cuidado – a maioria das escolas não cumpre o que está escrito. É aqui que estão as grandes armadilhas que amarram nosso sistema educacional em um patamar ineficiente.
- No PPP diz que o aluno será protagonista de sua aprendizagem? Isso é um ponto positivo. Mas na prática a escola adota uma apostila que deve ser seguida? Isso transforma o protagonismo do aluno em uma falácia. A apostila engessa ‘o que’ e ‘quando’ o aluno verá um assunto. Se ele aprende ou não, não importa e no dia seguinte a página vira.
- No PPP diz que o aluno terá autonomia? Isso é outro ponto positivo, no entanto quem tem o controle do que será abordado naquele momento? Um aluno que tem sua individualidade respeitada, com autonomia decide estudar os temas de seu interesse, suas paixões e sonhos, gerando maior engajamento e se aprende muito mais quando há conexão afetiva com o objeto de estudo pesquisado. Seu filho se interessa por dinossauros, mas é obrigado a desenhar quadradinhos, triângulos e círculos? Isso não é autonomia, mas seu antônimo: dependência intelectual.

METODOLOGIA

- Observe se os saberes são fragmentados em disciplinas ou são abordados de forma interdisciplinares ou transdisciplinares. Se forem divididos em disciplinas, isso certamente enfraquecerá a aprendizagem. Normalmente escolas que trabalham com a Metodologia por Projetos de Aprendizagem e projetos de interesse do aluno, as habilidades e competências serão desenvolvidas de forma integrada e complexa, gerando uma aprendizagem significativa.

INSTALAÇÕES

- Preze muito pela área verde: gramado, árvores, horta, etc. Tanque de areia (para os pequenos), espaço para artes e quadra de esportes. Se essas áreas são bem estruturadas, provavelmente o restante da escola está dentro do esperado.

DICAS EXTRAS

- Ao conhecer a escola, evite entrar em uma sala e ficar somente escutando a diretora. Tente ir para os espaços onde as crianças circulam. Escute o som das crianças.
- Perceba se as crianças estão dentro de uma sala de aula sentadas estáticas em carteiras enfileiradas – isso é péssimo.
- Observe como as crianças interagem na área verde ou no espaço de artes. Elas estão livres e bem sujas? - isso é muito bom.
- Observe os trabalhos das crianças expostos pela escola. Você consegue notar algum padrão? Há um modelo que foi seguido? Todas as crianças fizeram o mesmo trabalho?  - isso não é nada bom.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” [Paulo Freire] 

__________
Fotos da Escola Maré da Kid's de Educação Infantil e Fundamental I - Uma escola reconhecida pelo MEC como Inovadora e Criativa.


Deixe seu comentário ou dúvidas.  

Comentários