Benefícios da Aprendizagem por Projetos

 “Vivemos em tempos de problemas cada vez mais complexos, multidisciplinares e urgentes. Paradoxalmente, ao mesmo tempo, somos confrontados com uma quantidade esmagadora de informações fragmentadas, que gera uma desconexão com a noção do todo.

A fragmentação nos leva a distanciarmos de nossa humanidade e consequentemente nossas conexões com as outras pessoas, a natureza, o planeta e do senso de pertencimento a um sistema amplo e complexo.
Os estudantes universitários, após a conclusão do curso, enfrentarão problemas complexos do mundo real, que não conhecem a fragmentação dos saberes e cujas soluções pedem uma perspectiva transdisciplinar e ampla para serem resolvidos. No entanto, as universidades insistem em manter um método pedagógico fragmentado e baseado na memorização.
A Aprendizagem por Projetos conscientiza o aluno de seu protagonismo no processo de aprendizagem e na vida. Com os princípios “autonomia e responsabilidade”, o aluno compreenderá que é responsável pelo seu desenvolvimento, tendo necessidade de orientação dos professores, como facilitadores ou mediadores. A Aprendizagem por Projeto propicia uma mudança de valores: o processo passa a ter mais valia que o resultado.” (CARVALHO, 2018)

Competências e habilidades que o aluno desenvolve com a Aprendizagem por Projetos (Project Based Learning - PBL)
- Desfragmentação dos saberes – transdisciplinaridade dos saberes
- Desenvolvimento de pensamentos críticos, complexos e criativos
- Torna-se autônomo, protagonista e responsável pela construção do conhecimento
- Desenvolve as habilidades de investigação e tomada de decisão
- Reconhece seu potencial para executar projetos complexos, elevando sua autoestima
- Cria uma visão empreendedora
- Desenvolve a capacidade de inovar e solucionar problemas
- Cria habilidades para trabalhar em equipe – cooperação, empatia e compaixão
- Eleva o senso de pertencimento ao meio
- De quebra, aprende ferramentas como Brainstorming, Design Thinking e Canvas



Ilustração de João Vaz de Carvalho

CARVALHO, Ana Cristina N. de. APRENDIZAGEM POR PROJETOS: uma alternativa à desfragmentação da educação universitária. Trabalho de Conclusão de Curso – MBA em Gestão de Projetos - Centro Universitário Estácio de São Paulo, 2018

Comentários