As crianças que lutaram para tirar os automóveis de seu bairro
Este registro em vídeo é fascinante. Descreve parte da forte luta que vizinhos, tanto adultos como crianças, do bairro De Pjip, em Amsterdam, travaram pelo seu direito de permanecer e brincar nas ruas. O material é de 1972, quando De Pjip tinha 100 anos de história. Havia sérios problemas de superlotação nas habitações e a invasão dos automóveis impedia a vida urbana. As crianças não tinham onde brincar.
Os vizinhos se organizaram, as crianças protestaram.
![]() |
Ruas completamente livres de automóveis. Hoje é um bairro onde as pessoas querem viver. |
A batalha foi dura e, às vezes, violenta. No minuto 4:17, vê-se como o condutor de uma Kombi perde o controle e desata sua ira contra os manifestantes ao ver que a pista está bloqueada. Hoje, esse tipo de reações é incompreensível na cultura holandesa, o que mostra, de alguma forma, que melhores decisões de transportes e espaços urbanos levam a uma melhor qualidade de vida.
O forte ativismo cidadão desses anos contra uma massiva motorização das cidades europeias rendeu bons frutos. Hoje, o bairro De Pijp parece muito diferente. As faixas para carrosbastante reduzidas, as calçadas foram ampliadas e reduziu-se drasticamente a oferta de estacionamentos. No lugar, plantaram-se árvores e colocaram-se estacionamentos para bicicletas. O bairro tornou-se um lugar onde as pessoas querem viver.
![]() |
O bairro está hoje muito diferente. As ruas foram concebidas mais como lugar de permanência que como lugar de passagem. |
Será necessário passar, hoje, por todo esse processo para que possamos recuperar nossos bairros e cidades?
Por Claudio Olivares Medina, editor de ciclismourbano.info. Via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.
Comentários
Postar um comentário