“As crianças pedem desenho para colorir” - por Tina Carvalho

Toda criança nasce já sabendo fazer algumas coisas ou desenvolve habilidades nos primeiros dias de vida. Gostaria de citar algumas: Os bebês choram, fazem xixi e coco, abrem os olhos, se movimentam, etc.
Mas a minha intenção é ir um pouco mais além. Atrevo-me a afirmar que as crianças nascem sabendo dançar e desenhar, em alguns casos necessitam de um minúsculo estímulo. Coloque uma música para uma criança escutar, em pouco tempo ela estará acompanhando o ritmo com o corpinho, bracinhos ou cabeça. Coloque um giz na mão de uma criança, em pouco tempo perceberá que seus movimentos produzem resultados sobre o papel.
E assim, o imaginário infantil pode ser expresso sem nenhuma restrição imposta pelo dever de produzir um determinado resultado.
Com esse pano de fundo eu afirmo que todos nós, sem exceção, sabemos desenhar. Caso você tenha balbuciado um “Ahhh, mas eu não sei”, eu tenho certeza que em alguma etapa de seu desenvolvimento algum adulto tentou te ensinar. E foi nesse ponto que você “travou” e passou a negar sua habilidade intrínseca de se expressar através de traços sobre o papel.
Você deve estar pensando: E o que isso tudo tem a ver com o desenho xerocado para pintar? Os meus alunos pedem. Eles gostam.
Concordo com você, é raro, mas eles pedem.
Porém eu prefiro analisar a pergunta: Por que meus alunos pedem desenho para pintar?
Em algum estágio do desenvolvimento cognitivo dessa criança, provavelmente com a melhor das intenções, algum adulto resolveu que havia chegado a hora de ensiná-la o que era desenhar. Neste momento, a criança percebeu que o que era desenho para ela, não era para os adultos e passou a se sentir incapaz de reproduzir o que lhe foi apresentado; desenvolveu uma frustração e tornou-se insegura para produzir desenhos e, em alguns casos, para produzir qualquer outra habilidade.
Neste momento poderá surgir outra indagação: Mas se peço para meus alunos desenharem, eles dizem que não sabem. O que fazer?
Excelente, essa era a chance que você precisava para iniciar um processo de elevar a confiança dessa criança em sua capacidade produtiva.
Desenhar pela criança não é uma solução, mas sim um paliativo. Dar um desenho para colorir, somente irá reforçar a incapacidade da criança de se expressar através de sua produção artística.
Precisamos pensar o que está por trás da afirmação de uma criança de não saber desenhar. Quando uma criança afirma que não sabe desenhar, no fundo ela pode estar dizendo: sou incapaz, ignorante e inábil. Esse é um momento de extrema frustração para a criança. As consequências dessa frustração podem ser devastadoras quando essa criança chegar a vida adulta.
O que fazer para reverter esse processo cruel? (Processo que irá bloquear a criatividade das crianças, engessando seus sonhos e formatando suas idéias)
Nesse momento, devemos encorajá-la com elogios, assim elevando a autoestima dessa criança dizendo que ela é sim muito capaz, que sabe sim desenhar e o que ela fizer ficará muito bom, pois será uma produção dela. Assim estaremos estimulando a autoconfiança dessa criança, pois capacidade de desenhar é algo inerente a ela.

Comentários