A importância do jogo - por Lyara Schaefer Sombrio

Desde muito tempo a existência dos jogos vem povoando a mente das pessoas.
Na antiguidade, gregos e romanos já instituíam a importância dos jogos na educação e formação das crianças. A criança se tornou então um ser distinto do adulto, criando, uma imagem de que jogos e brincadeiras eram típicos da idade a partir do século XVIII.
Tais brincadeiras estão intimamente relacionadas com o aprendizado infantil uma vez que é por meio delas que as crianças desenvolvem suas mentes, estimulando a criatividade, o senso de trabalho em equipe e o dom de compartilhar com os outros, por mais que os adultos achem que estão simplesmente brincando.
Brincar e jogar são direitos fundamentais de todas as crianças. Elas sempre estarão aptas para aproveitar as oportunidades educativas que lhes são proporcionadas, fazendo com que se desenvolvam física e intelectualmente.
A escola pode usar de ferramentas capazes de por exemplo, modificar regras de jogos conhecidos levando a uma forma mais agradável e atraente de ensinar os conteúdos das disciplinas para os alunos.
É no jogo que elas encontram outra realidade, pois ele vincula-se ao sonho, à imaginação e ao pensamento. Sendo uma criação do homem, o jogo instiga a curiosidade e resulta em um processo muito criativo e importante para a aprendizagem.
O ato de jogar está intimamente ligado com as manifestações culturais de cada povo, uma vez que cada lugar possui jogos característicos trazidas por antepassados que ali viveram.
Os jogos não são importantes somente para a educação infantil. Diversas empresas mundialmente vêm cada vez mais voltando seus olhares para a procura de profissionais ligados na essa área, capazes de estimular o trabalho em equipe de seus funcionários. Além disso, o ato de jogar presente nas empresas, pode melhorar tanto a auto-estima dos empregados, quanto a produtividade na empresa, já que pode diminuir as tensões e o estresse dos trabalhadores.
Com isso, pode-se concluir que a presença dos jogos é muito importante para os seres humanos e vem sendo cada vez mais valorizado pelas pessoas, pois é importante tanto na formação do indivíduo, quanto na melhoria do trabalho e da saúde dos trabalhadores.

Comentários