A Imaginação Infantil e a Arte-Educação: Abordagens Teóricas e Formulação de Práticas

Quem já viu uma criança brincando sabe o poder que a imaginação tem. Sozinha ou acompanhada, ela cria personagens e histórias em que quase tudo é possível. Entender o funcionamento e a gênese da imaginação, visando à criação de práticas voltadas ao desenvolvimento infantil é o objetivo do curso de extensão universitária A Imaginação Infantil e a Arte-Educação: abordagens teóricas e formulação de práticas, oferecido pela PUC-SP. Neste curso teórico-prático, reflexões teóricas sobre a imaginação infantil servirão de fundamento para a formulação de práticas em arte-educação com crianças entre 4 e 9 anos.
Combinando aulas teóricas com atividades práticas, a idéia do curso é abordar o tema da imaginação infantil e capacitar os alunos na criação e realização de atividades ligadas à arte-educação. Divididas em dois módulos, as aulas tratarão das relações entre imaginação e desenvolvimento infantil, em seus aspectos afetivos e cognitivos.
Teorias psicológicas e psicanalíticas de Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky e Sigmund Freud ajudarão os interessados a compreender o campo da imaginação infantil e o que ela representa para a criança. Nas aulas práticas, o aluno vai aprender a contar e ouvir histórias, a ensinar movimentos corporais, a criar atividades de artes plásticas e até a cantar cantigas e cirandas da cultura popular.
No final, os participantes terão de criar uma aula, apresentá-la e discutí-la. Também será possível, durante o curso, realizar uma visita supervisionada a um projeto de circo e arte-educação desenvolvido na capital paulista.

.: CARGA HORÁRIA :. 36 horas
.: INVESTIMENTO:. Parcelado em 3x: Matrícula: R$ 218,00 + 2 parcelas de R$ 218,00
Visite o site para mais informações: http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/246

Comentários

  1. Excelente dica, Tina!

    Divulgado nas redes do Caminhando e Contando!

    beijos, Elaine

    ResponderExcluir

Postar um comentário